A Bíblia apoia o livre exame
A Bíblia apoia o livre exame

 

Jesus Cristo vai na frente. 

“Assim, quando vocês virem "o sacrilégio terrível", do qual falou o profeta Daniel, no lugar santo — quem lê, entenda” (Mateus 24:15)

Cristo em momento algum diz "quem lê, procure outro para entender", mas disse específicamente "quem lê, entenda".  Estava ressaltando que o homem pode entender as Escrituras Sagradas sem o auxílio de qualquer liderança. 

E Cristo ainda afirma:

“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim” (João 5:39)

Jesus neste momento estava chamando a atenção dos fariseus, por que não acreditaram que Ele era o Messias, pois, Ele vinha fazendo muitos sinais e milagres, e eles viam isso acontecer.

Examinais as Escrituras, que Jesus falou, era porque os fariseus sempre verificavam as Escrituras, e por fazerem isso sabiam que havia de vir o Messias, para o povo judeu. Mesmo Jesus fazendo tantos sinais e milagres, como as Escrituras diziam, não creram Nele. Jesus não os repreendeu porque examinavam livremente as Escrituras, mas os repreendeu por não crerem que ele era O Messias, o qual as Escrituras previam, e as quais eles examinavam livremente, e que falavam Dele(Jesus).

“E leu nela diante da praça que está fronteira à porta das águas, desde a alva até o meio-dia, na presença dos homens e das mulheres, e dos que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei" (Neemias 8:3)

Esta outra passagem, do Antigo Testemanto, mostra claramente que o povo podia entender o que estava escrito no livro da lei.  

"E quanto a vós, a unção que dele recebestes fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como vos ensinou ela, assim nele permanecei” (1ª João 2:27)

Aqui, nesta passagem, é nitidamente entendido que recebemos a unção de Deus para entendermos sua Palavra, sem a necessidade do magistério de Roma a respeito de todas as coisas contidas nela.  

O apóstolo Paulo também disse a Timóteo:

"E que desde a infância sabes as Sagradas Letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus” (2ª Timóteo 3:15)

Em outra ocasião, Paulo afirma:

"Pelo que, quando ledes, podeis entender a minha compreensão do mistério de Cristo" (Efésios 3:4)

Paulo afirma que, quando os de Éfeso lessem, eles poderiam entender a compreenção de Paulo sobre ministério de Cristo. Não disse que quando ledes, se não podeis entender, a minha compreenção do mistério de Cristo,  procure alguém para lhes explicar.

"Ora, os de Bereia eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque examinavam diariamente nas Escrituras para ver se o que Paulo dizia era mesmo assim" (Atos 17:11)

Esta última passagem é de uma cristalina compreensão de que o exame das Escrituras e seu estudo, entendimento, e intepretação delas, é livre. Lucas chama de nobres os de Bereia, porque examinavam diariamente nas Escrituras Sagradas, se tudo o que Paulo dizia era mesmo assim.

Se os de Bereia faziam isso, e não eram reprovados por examinarem livremente as Escrituras, pelos apóstolos e até pelo autor de Atos, o Apóstolo Lucas; porque os romanistas nos dizem que não podemos fazer o mesmo? As Escrituras dizem que podemos e nos apóiam fortemente a fazer isso, como escrito acima sobre os de Bereia. 

única passagem utilizada frequentemente pelos romanistas é a de 2ª Pedro 1:19-21, que diz:

“Assim, temos ainda mais firme a palavra dos profetas, e vocês farão bem se a ela prestarem atenção, como a uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça no coração de vocês. Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo” (2ª Pedro 1:19-21)

O que Pedro diz, claramente é sobre as profecias que não provém de interpretação pessoal, porque ela não teve origem na vontade humana dos próprios profetas, mas sim da vontade e designo de Deus. Em nenhum momento Pedro diz, que não pode fazer o livre exame das Escrituras sem passar por ele e muito menos pelo Magistério de Roma.

Se fosse assim, como ficaria então os de Beréia, que para entender e interpretar o que Paulo falava, examinavam diariamente nas Escrituras para ver se o que Paulo dizia era mesmo assim como nas Escrituras?(Atos 17.11). 

Os romanistas que me desculpem, mas a própria Bíblia e os apóstolos apoiam o livre exame e interpretação das Escrituras, pois, podemos examiná-las diariamente para sabermos se as coisas que são ditas, são mesmo como dizem(Atos 17.11)e não temos necessidade de que alguém nos ensinemascomo a sua unção(de Jesus) nos ensina a respeito de todas as coisas(1 João 2.27).

E isso derruba completamente as pretensões romanistas de dizerem que não se pode fazer o livre exame dos textos bíblicos e interpretá-los sem passar pelo Magistério de Roma.

 

Cai a farsa Romanista

 

Por: Willian Furtado

16/10/2014