Irmãos de Jesus - e o artigo definido
Irmãos de Jesus - e o artigo definido

 

No Evangelho de Marcos 6.3 está escrito: “Não é este o carpinteiro, o filho de Maria, irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? E não estão aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se dele" (Mc 6,3).

Para defender o dogma da virgindade perpétua de Maria, que necessita que Jesus tenha sido o filho único de Maria, os apologistas católicos costumam argumentar da seguinte forma com esta passagem:

O evangelista Marcos diz “o filho de Maria” e não simplesmente “filho de Maria”; e podia sem dificuldade omitir o artigo “o” ou até escrever “um dos filhos de Maria”. Logo isto significa que ao colocar o artigo definido “o” antes da palavra "filho" Marcos refere-se ao único.

Respondemos:

Discorrer sobre o que os autores bíblicos deveriam ter escrito, segundo os nossos próprios critérios, é questionar a obra do Espírito Santo, além de ocioso.

De igual modo poderia ter-se escrito "o único filho de Maria", mas também não se escreveu.

A função do artigo grego “o” (ho) no texto de Marcos não é mostrar Jesus como filho único de Maria. 

O texto de Marcos, único que diz "o filho de Maria", diz na mesma frase "e irmão de Tiago, e de José, e de Judas, e de Simão". O artigo grego, que deriva do pronome demonstrativo, conserva muitas vezes esta característica e neste caso particular não assinala a exclusividade de Jesus como filho de Maria mas a sua identidade como "o (que é) filho de Maria e irmão de...". Isto fica claro ao comparar com o texto paralelo de Mateus, que diz: "Não se chama sua mãe Maria e seus irmãos..."

Adicionalmente, o artigo também é usado em outras passagens dos evangelhos para descrever personagens de quem é dito explicitamente terem irmãos e, portanto, não serem filhos únicos. Tal é o caso de Tiago o Maior: "Tiago, o filho de Zebedeu, e João seu irmão" (Mateus 10:2, cfr. também Marcos 3:17); ou ainda Simão Pedro, irmão de André: "Tu és Simão, o filho de João" (João 1:42). 

Além disso, é usado em Lucas 2:7 "e pariu o filho dela, o primogénito" (grego kai eteken ton uion autês ton prôtotokon).

Contudo, aqui aprouve ao Espírito Santo inspirar Lucas para esclarecer que "o filho" era "o primogénito" (em ambos os casos usando o artigo definido). 

Notavelmente, os católicos argumentam que a descrição de Jesus como o filho primogênito de Maria não implica que depois tenha tido outros.

Em conclusão, não há nada que nos faça pensar que, na expressão "o filho de Maria" (Marcos 6:3),  o artigo definido "o" possua valor de unicidade e, portanto, que seja um modo de apresentar Jesus como único e exclusivo filho de Maria.
Por muito que se esforcem os apologistas romanos por esconder o óbvio, a crua verdade é que a virgindade perpétua não é proclamada na Bíblia e os que primeiro a ensinaram foram os evangelhos apócrifos que nunca foram tidos por Escrituras por nenhuma igreja cristã.

Texto retirado do site Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.