Sola Scriptura - Por Willian Furtado
Sola Scriptura - Por Willian Furtado

 

Sola Scriptura, é um termo que significa "Só a Escritura", que um  monge agostiniano da Alemanha, chamado Martinho Lutero, doutor e professor de Teologia, desafiou o clero da Igreja Católica Romana, com essa doutrina.

Nos dias atuais, Lutero, para os romanistas, é um herege que deu início a Reforma Protestante causando divisão na Igreja Romana, que na época era a grande potência religiosa no mundo e que se considerava e ainda se considera a única e verdadeira "Igreja de Cristo". 

Não entrarei na história que causou o estopim da Reforma e seu desenrolar. O que será abordado (brevemente) é o fato de saber de onde Lutero tirou e se baseou para declarar a Sola Scriptura. 

Todos nós sabemos que a Escritura Sagrada, é a inerrante Palavra de Deus. Sabemos que ela foi inspirada por Deus, e que ela é a nossa bússola para nos levar para a salvação, mediante a fé em Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador.

Será que Lutero estaria exagerando em dizer que qualquer ensinamento que não se enquadresse nas Escrituras tinha que ser rejeitado mesmo que fizesse chover milagres todos os dias?

Porquê Lutero foi tão taxativo em dizer "Só a Escritura"? O que o levou a chegar a esta conclusão de que a Escritura Sagrada, e somente a ela é que devemos confiar? 

Lutero conhecia muito bem as Escrituras Sagradas, pois era doutor e professor de Teologia na Universidade de Wittenberg, na Alemanha. Não era um qualquer. Tinha inteligência, sabedoria, e amava a Palavra de Deus. 

Na verdade, Lutero ao dizer "Só a Escritura", não estava ele dizendo isso por quê de repende lhe veio à cabeça. Mas, disse isso se baseando na própria Escritura Sagrada que por si só se proclama como "Sola Scriptura".

Veja alguns versículos.

Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.Romanos 15:4

"E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro".1 Coríntios 4:6 

E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus.2 Timóteo 3:15

Muitos vão dizer que Lutero foi o primeiro a dizer Sola Scriptura, mas o primeiro a dizer "Só a Escritura" foi o Apóstolo Paulo, e estes versículos acima são as provas contundentes e irrevogáveis de que, "Só a Escritura", é fonte confiavel, pois ela mesma se declara como "Só a Escritura" e diz categoricamente que o que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, e que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança(Romanos 15.4); que não devemos ir além do que está escrito(1 Coríntios 4.6)e que as Escrituras é que nos fazem sábios para a salvação(2Timóteo 3.15).

Então, concluí-se que Lutero, não foi o primeiro a dizer "Só a Escritura", mas Paulo. Lutero não inventou isso, ele se baseou completamente na Escritura Sagrada, que chama para si mesma a responsabilidade do título "Só a Escritura", 1.500 anos antes de Lutero. 

Por acaso, agora vão dizer que o Apóstolo Paulo é um herege, e vão dizer que a Bíblia também é? Paulo afirma a Sola Scriptura, e foi o primeiro a dizer isso, e a própria Escritura apoia indiscutivelmente sua soberania de "Só a Escritura".

Lembrem-se de que a Escritura Sagrada, antes mesmo de Lutero, já se autoproclamava "Sola Scriptura".

 

Cai a farsa Romanista

Por: Willian Furtado

02/11/2014